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DIETA PARA SEDENTÁRIOS #1


Somos todos, ou pelo menos a maioria, sedentários e é certamente essa circunstância, em conjunto com os maus hábitos alimentares, adquiridos ao longo das últimas décadas, os grandes responsáveis por estarmos todos a engordar.

Preparei um modelo de plano alimentar para uma semana, a que chamei "Dieta para sedentários", que restringe acima de tudo os carbohidratos por estes serem estes os nutrientes que o organismo transforma em energia para a realização das actividades diárias. Como as actividades diárias, para a grande maioria das pessoas adultas, são pouco exigentes do ponto de vista do gasto energético, a alimentação deve ser adequada a esta realidade, isto é, escassa nestes nutrientes energéticos. No entanto, e para que não haja receios nem dúvidas, a restrição é parcial até porque a maioria dos alimentos contêm carbohidratos. De facto, a quantidade de carbohidratos da Dieta para Sedentários vai permitir emagrecer sendo mais do que suficiente para a maioria das pessoas que estão, por exemplo, sentadas em frente a um computador o dia inteiro.

A Dieta para Sedentários que preparei inclui vários alimentos que contêm carboidratos complexos, também denominados carbohidratos de baixo indíce glicémico,uma vez que são aqueles que devemos priveligiar com vista a obter os fins pretendidos.

Vejam o plano, que podem começar já amanhã, com exemplos de refeições fáceis de preparar. Algumas das receitas encontram-se na página "Receitas" aqui no blogue.


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Leite sem lactose não é para diabéticos

Ontem de tarde, durante a consulta de atendimento a diabéticos, um dos utentes pôs-me a questão se o leite sem lactose seria o melhor para os diabéticos. A dúvida faz todo o sentido uma vez que a lactose é o açúcar natural do leite. No entanto, este leite foi criado para pessoas intolerantes à lactose, que não digerem bem o leite por deficiente produção de lactase, a enzima necessária ao desdobramento da lactose.

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COUVE LOMBARDA SALTEADA

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INGREDIENTES (para quatro pessoas)
Meia couve lombarda
1 cenoura
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal marinho q.b.

Depois de lavar a couve, corte-a em juliana. Descasque e rale a cenoura. 
Numa frigideira coloque o azeite e os alhos picados até estes começarem a fritar. Junte a couve, a cenoura e um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de oito minutos mexendo com frequência (se gostar da couve mais cozida deixe cozinhar mais tempo). Está pronto! 

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Esta couve também fica bem a acompanhar qualquer tipo de peixe.
Experimentem!

O segredo de cozinhar bróculos verdes e nutritivos

Do livro "A cozinha é um laboratório" (Fonte da Palavra, 2009) transcrevo alguns conselhos para bem cozinhar os brócolos evitando, dentro do possível, perdas de nutrientes e o desenvolvimento de cores e aromas indesejáveis: "Corte-os apenas na altura de serem introduzidos na água quente. Além de os cortar em pedaços, dê um golpe longitudinal nos pedúnculos. Estes cortes têm como objectivo acelerar a cozedura, dado aumentarem a área de exposição à água quente. Adicione os brócolos à água a ferver, com o lume no máximo. Para minimizar a perda de nutrientes e ter a melhor cor final, não use muita água, nem pouca... no meio é que está a virtude! Deixe o recipiente destapado nos primeiros minutos. Cozinhe-os durante apenas cerca de 5 minutos (ficam mais estaladiços e com uma cor mais bonita). Se não os for consumir logo, passe-os por água muito fria mal sejam tirados do lume, para parar todo o processo. Como melhor alternativa, coza os brócolos em vapor. O resultado será ainda melh…