O QUE COMER DEPOIS DOS TREINOS


PERGUNTA DE UMA LEITORA

-Bom dia Sra. Dra. Ana 😊
Tenho o seu livro Dieta para Sedentários (DPS) e faço algumas das receitas habitualmente. Uma questão que tenho é se devo fazer as mesmas refeições almoço ou jantar se ocorrerem pós-treino físico (cycling, Zumba, caminhada rápida de 9 km...)
Antecipadamente grata. 


A MINHA RESPOSTA

-Olá Carla! Pode e deve fazer as mesmas refeições recomendadas na DPS após os treinos. A sopa é um alimento óptimo para se comer depois do exercício físico porque ajuda na reidratação, na reposição dos electrólitos e na reposição das reservas musculares de glicogénio. Além disso é rica em fitonutrientes com propriedades antioxidantes que ajudam a reparar microlesões que ocorrem quando fazemos exercício físico. As proteínas dos alimentos presentes no segundo prato (carne, peixe ou ovos) também são importantes no pós-treino e estes devem ser acompanhados por saladas frescas ou legumes e, se quiser, fruta. 

As refeições antes dos treinos, se for o lanche, pode fazer os lanches recomendados na DPS adicionando uma fonte extra de hidratos de carbono e evitar os lacticínios. Dou-lhe um exemplo: pudim de chia com fruta e uma colher de sopa de flocos de aveia ou puré de abacate com banana e granola caseira.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas